Muitos pais acreditam que os aparelhos auditivos restaurarão a audição de seus filhos. Infelizmente, eles não podem. Mas eles podem ajudar a melhorar a qualidade de vida do seu filho e eles são fundamentais para a aprendizagem. Com a tecnologia de hoje, as crianças podem ser equipadas com aparelhos auditivos dentro das primeiras semanas cruciais ou meses após o nascimento.
Nós aprendemos ao longo de nossas vidas. Desde o momento em que nascemos, aprendemos observando e imitando nossos pais, familiares e amigos. Mais tarde, ao frequentar a escola, conseguir um emprego e levar uma vida ativa, continuamos o processo de aprendizagem. Crianças com perda auditiva podem viver vidas tão cheias e produtivas quanto outras crianças. Eles só precisam de suporte adicional para aprender.
O primeiro passo para usar aparelhos auditivos
Para desenvolver linguagem completa, rica e verbal, as crianças devem ser capazes de sintonizar os sons de fala em torno deles. É fundamental poder ouvir o máximo possível durante todas as horas do dia. Assim como você confia na luz para se movimentar com confiança e compreender e desfrutar de todas as atividades em torno de você, da mesma forma seu filho depende de seus aparelhos auditivos para ajudá-los a aproveitar ao máximo seus arredores para suportar sua linguagem desenvolvimento.
Ajuda ao desenvolvimento de estruturas essenciais do cérebro
Mesmo as crianças com audição mínima podem se beneficiar dos aparelhos auditivos, porque o som amplificado produz estimulação e apoia o crescimento dos centros auditivos do cérebro. Essas estruturas cerebrais são melhor desenvolvidas e se tornam mais interconectadas quando uma criança é muito jovem. Isso é importante para o vocabulário de uma criança: muitas vezes o vocabulário de uma criança quadruplica entre o primeiro e o segundo aniversario. É por isso que é importante obter aparelhos auditivos o mais cedo possível.