• Dicas

Aproveitando ao máximo seu aparelho auditivo

Para ajustar um novo aparelho auditivo demanda tempo. Quanto tempo estes ajustes irão levar varia de pessoa a pessoa. Vai depender de diversos fatores, como por exemplo, se você já é um usuário experiente e do grau de sua perda auditiva.

1. No silêncio de sua casa

Tente se acostumar a todos os novos sons. Ouça os diferentes sons de fundo e tente identificar cada som. Tenha em mente que alguns sons parecerão diferente do que você está acostumado. Você pode ter que aprender a identificá-los novamente. Note que, com o tempo, você vai se acostumar com os sons em seu ambiente - se não, por favor contacte o seu fonoaudiólogo.

Se o uso dos aparelhos auditivos deixá-lo cansado, desligue-os por um tempo e descanse. Gradualmente, você vai começar a se adaptar a ouvir com seus aparelhos auditivos por períodos mais longos. Em breve, você estará apto a usar seus aparelhos auditivos confortavelmente o dia todo.

2. Conversando com outra pessoa

Sente-se com alguém em um espaço tranquilo. Posicionem-se de frente um para o outro, assim você poderá ler as expressões faciais facilmente. Você pode experimentar novos sons da fala, o que pode parecer um pouco perturbador no início. No entanto, depois que o cérebro se adaptar aos novos sons da fala, você deve ouvir o discurso mais claramente.

3. Ouvindo o rádio e a TV

Quando estiver ouvindo a TV ou o rádio, começe com os comentaristas, já que eles usualmente falam de forma clara, em seguida tente outros programas.

Se você sentir dificuldade em ouvir a TV ou o rádio, seu fonoaudiólogo deverá lhe aconselhar sobre acessórios disponíveis para melhorar sua capacidade de ouvir a TV e o rádio.

4. Conversas em grupo

Situações em grupo são geralmente acompanhadas de uma maior incidência de ruído de fundo e são naturalmente mais difíceis de lidar. Nestas situações, foque sua atenção na pessoa que você quer ouvir e vire-se de costas para o ruído de fundo. Se você perder uma palavra, peça para a pessoa repetir.

5. Usando a bobina telefônica em igrejas, teatros e cinemas

Um número crescente de igrejas, teatros e edifícios públicos tem o sistema de looping instalado. Estes sistemas mandam via wireless sons que serão recebidos pela bobina telefônica no seu aparelho auditivo. Geralmente, um aviso o informará onde está localizado o sistema de looping.  Pergunte ao seu fonoaudiólogo sobre maiores detalhes.

6. Usando o telefone

Ao usar o telefone, incline levemente a borda do receptor em sua bochecha e posicione o telefone levemente acima do ouvido, próximo ao microfone do aparelho auditivo. O som então fluirá diretamente para a abertura do microfone. Isto irá evitar que os aparelhos auditivos produzam ruídos, tais como apitos, e irá asseguraras melhores condições de entendimento para sua conversação. Qaundo você tiver o receptor nessa posição, lembre-se de falar diretamente para o bocal do telefone de forma que garanta uma boa compreensão para a pessoa que está do outro lado da linha. 

A maioria dos aparelhos BTE tem uma bobina telefônica embutida. Também, se o seu telefone tiver um teleloop, você pode conectar com a boboina telefônica a fim de melhorar a recepção do som ainda mais.

Lembre-se que a bobina telefônica do seu aparelho auditivo pode captar sinais perturbadores provenientes dispositivos eletrônicos como telefones celulares, computadores, televisões ou similares. Certifique-se que o seu aparelho auditivo está a uma distância de dois a três metros destes dispositivos quando estiver usando a bobina telefônica.

7. Telefones celulares e wireless

Seu aparelho auditivo foi desenvolvido em conformidade com as mais rigorosas Normas Internacionais de Compatibilidade Eletromagnéticas. Mesmo assim, nem todos os telefones celulares são compatíveis com o aparelho auditivo. O nível de captação de sinais perturbadores irá depender da natureza particular do seu telefone celular. 

Se você tiver dificuldade em obter um bom resultado no uso do seu telefone celular, seu fonoaudiólogo poderá lhe aconselhar sobre os acessórios disponíveis para esta situação.

Percepção das pessoas
forma o ponto inicial de tudo que fazemos